A Prefeitura Municipal de Iguatu por meio da Secretaria da Cultura e Turismo estará realizando no período de 25 a 27 de março, uma vasta programação em comemoração ao dia Mundial do Teatro e do Circo. Toda a programação será realizada no auditório do Cine Teatro Pedro Lima Verde.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

25/03 – 20h
Silêncio por um Minuto
Cia. Ortaet de Teatro

26/03 – 09h
Show do Palhaço Jajá
Cia. Dupla Face
De Humor e Animação

26/03 – 19h30
Seqüência de Monólogos
Cia Persona de Teatro

26/03 – 20h
Humbertos
Engenho Produções Culturais

27/03 – 09h
Espetáculo
“O Circo”
Grupo de Teatro do Colégio Pólos

27/03 – 15h
Show do Palhaço Kabacinha
Rogério Leodório

27/03 – 19h30
Esquete Teatral
Elo Vanguarda de Teatro

27/03 – 20h
Espetáculo de Teatro de Mamulengos
Eu, Você e a Camisinha
Kairo Sales



A Secretaria de Educação do Município de Iguatu divulgou nesta sexta-feira (15), a relação dos aprovados nas provas de seleção para os cargos de Monitores de Informática Educativa, Rádio na Escola, Jornada Ampliada e Bolsista Universitário. As provas foram realizadas no último dia 8 deste mês, na sede da FECLI - Faculdade de Educação Ciências e Letras de Iguatu.

Confira o resultado nos links abaixo.

Na Foto: Agenor Neto, José Nobre Guimarães, Aloísio Mercadante e Aderilo Alcântara
O prefeito Aderilo Alcântara, e o ex-prefeito Agenor Neto, participaram na tarde desta quarta-feira (13) de uma audiência com o ministro da Educação, Aloísio Mercadante (PT), em Brasília. Na ocasião também estava presente o deputado federal e líder do PT na Câmara, José Nobre Guimarães (PT).

Durante a reunião, o ministro Mercadante assumiu compromisso de incluir o município de Iguatu na próxima fase da expansão do ensino superior, a ser promovido pelo Governo Federal. O investimento deverá beneficiar diretamente a população de 14 municípios da região. “Este é um sonho antigo, e já vinha sendo trabalhado pelo ex-prefeito Agenor Neto, e agora estamos aqui cobrando agilidade na concretização desse importante instrumento de ensino para a nossa região”, disse Aderilo Alcântara.

Na foto: deputado Balhmann ; Dep. Guimarães; Mercadante; Aderilo e Agenor Neto
A implantação da Universidade Federal do Centro Sul é um pleito antigo, e vem desde a gestão do ex-prefeito Agenor Neto, que articulou junto com lideranças políticas, instituições e sociedade civil organizada, vários movimentos pela ampliação do ensino superior na região. Em 2010, véspera das eleições presidenciais, o então candidato à vice-presidência da República, Michel Temer (PMDB), esteve em Iguatu e se comprometeu a encampar a luta.


O prefeito municipal, Aderilo Alcântara, acompanhado do ex-prefeito, Agenor Neto, viajou a Brasília, na madrugada desta quarta-feira (13), para tratar de vários assuntos de interesses do município de Iguatu.

O prefeito vai cumprir  uma vasta agenda na capital federal, com destaque para uma audiência com o ministro da Educação, Aloísio Mercadante, onde será discutido a implantação de um Campus Avançado da Universidade Federal do Ceará em Iguatu.

"Esse é um sonho da população da Região Centro Sul, e já vinha sendo trabalhado pelo ex-prefeito Agenor Neto, e agora estamos indo a Brasília para cobrar agilidade na concretização desse equipamento para beneficiar cada vez mais a nossa população, principalmente a juventude", disse.

Ainda em Brasília, o prefeito Aderilo Alcântara vai estar no Ministério da Integração Nacional, para cobrar a liberação de recursos para a implementação de projetos de abastecimentos de água no município. "Já existe recursos garantidos no Ministério, e nós estamos indo cobrar do ministro a liberação desses recursos para que possamos resolver de forma definitiva a situação de carros pipas em Iguatu", avaliou.




Saude na escola Iguatu

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira, 11, em algumas escolas públicas municipais, o Programa Saúde na Escola, que prossegue até a próxima sexta-feira, dia 15. Este ano, o foco do programa é a prevenção da obesidade e o cuidado com a saúde ocular.

No Programa Saúde na Escola são feitas avaliações antropométricas e oftalmológicas, além de orientação para prevenção da obesidade. Em cada uma das escolas, estarão atuando nutricionistas, enfermeiras, agentes de saúde, NASF, professores e outros profissionais.

 

Fique sabendo

O Programa Saúde na Escola é uma iniciativa do Governo Federal, e foi aberto nesta segunda-feira (11), em Brasília, pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A iniciativa conta com parceria do Ministério da Educação e atendeu no ano passado a 7 milhões de estudantes, de 1.433 municípios, em 16,7 mil escolas, quando foram mobilizadas 7.441 equipes de Atenção Básica à Saúde. Este ano, a Semana de Mobilização Saúde na Escola vai chegar a 30 mil centros de ensino, com apoio de 13 mil equipes do programa Saúde da Família, que vão trabalhar em 2.300 municípios, beneficiando 14 milhões de estudantes.




A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo buscando ampliar a participação coletiva na construção e efetivação das politicas públicas para cultura e turismo estará realizando uma sequencia de reuniões setoriais com diversos segmentos das linguagens artísticas, a fim de compartilhar os planejamentos e propostas para as atividades no ano de 2013, bem como informar o processo de implantação dos anseios em relação a adesão ao Sistema Nacional de Cultura.

"No mês de janeiro podemos fazer uma grande mobilização com a sociedade a fim de apresentar, avaliar e planejar as ações desenvolvidas por esta secretaria, nesta oportunidade iremos ouvir os anseios específicos de cada classe, bem como também compartilhar nossas propostas", disse Diana Mendonça Secretária Municipal da Cultura e Turismo.

Essa série de reuniões se iniciam nesta terça-feira, dia 12 de Março, com o primeiro segmento cultural e o último encontro acontecerá no dia 22 de Março, com os artesãos. As reuniões estarão sendo realizadas sempre na Escola de Música Popular Humberto Teixeira, de acordo com a agenda abaixo:

12 de Março - 17h30 - Movimento Junino
13 de Março - 17h30 - Grupos de Teatro
18 de Março - 17h30 - Grupos de Dança
19 de Março - 17h30 - Músicos e Bandas independentes
20 de Março - 17h30 - Violeiros, Poetas, Cantadores e Sanfoneiros tradicionais
21 de Março - 17h30 - Capoeiristas
22 de Março - 17h30 - Artesãos 


A Secretaria de Ação Social do município de Iguatu encerrou na manhã deste sábado, a programação relativa à Semana da Mulher, cuja data é comemorada no dia 8 de março de cada ano, como o Dia Internacional da Mulher. Durante toda a semana nas praças do centro da cidade, houve exposição de trabalhos de artesanato, prestação de serviços, apresentações culturais, entre outros.

Na sexta-feira (08), o prefeito Aderilo Alcântara esteve participando da programação na Praça Demóstenes de Carvalho, onde assistiu a apresentação do Coral da Assembléia de Deus e de alunos da APAE. “Temos muitos programas dedicados às mulheres iguatuenses, tanto na saúde como na assistência social e outras secretarias, e vamos continuar avançado, apesar dos desafios”, disse Aderilo.

O evento foi realizado em parceria com as demais secretarias municipais, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, CRAS e do Centro de Referência da Mulher. “Durante toda a semana realizamos atividades mostrando a importância da valorização da mulher, e da necessidade de efetivação cada vez mais de políticas públicas voltada para as mulheres. E gostaria de agradecer a toda equipe da secretaria, que contribuíram para que esse evento fosse um sucesso”, disse Gerlânia Bezerra, secretária municipal de Assistência Social.

Durante o encerramento do evento, na Praça Demóstenes de Carvalho, houve apresentação de roda de capoeira da Escola Brasileira, com a participação da equipe de Iguatu e Fortaleza.